| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Unorp Notícias
Desde: 23/10/2001      Publicadas: 35      Atualização: 15/11/2001

Capa |  Cidades  |  Cultura  |  Economia  |  Esporte  |  Informática  |  Internacional


 Cultura

  06/11/2001
  0 comentário(s)


"Sandy e Junior" lançam CD repleto de músicas que falam de amor

O novo CD de Sandy e Junior, o 11° da carreira da dupla, chega às lojas apostando em catorze músicas que falam de amor, já com tiragem inicial de 1 milhão de cópias. O título seria 11, idéia abortada por causa dos atentados terroristas do último dia 11. Mas nada de falar de tragédias. O CD traz também uma estratégia específica contra a pirataria.

"Sandy e Junior", o 11° da carreira da dupla, chega às lojas apostando em catorze músicas que falam de amor

Politicamente corretos e cheios de amor para dar. Uma receita vitoriosa. "Sandy e Junior", o novo CD da dupla, chegou às lojas no começo de outubro, já com tiragem inicial de 1 milhão de cópias e investimentos da Universal Music orçados em U$ 430 mil somente na produção do disco, o que exclui os custos com o marketing de lançamento e prensagem. São 14 músicas, todas elas com letras que falam de amor.
A falta de um título acompanha uma tendência mundial: a de evitar a todo custo qualquer associação com os atentados terroristas ocorridos no último dia 11 de setembro, nos Estados Unidos. Já estava previsto, antes da catástrofe, que o disco chamaria-se "11", justamente no 11° disco da dupla, em referência aos 11 milhões de cópias vendidas em 11 anos de carreira.
Mas nada de falar de tragédias. O importante é falar de amor. A dupla compôs duas músicas do disco, "Não dá pra não pensar" e "Adeus", esta última com a colaboração de Allen. C. Lima. Diane Warren - compositora de sucessos gravados por estrelas como Celine Dion e Tony Braxton - e assina outras duas canções, "A estrela que mais brilhar" e "Me leve com você". "Ela ofereceu seis músicas de cara e disse sei que você é compositora então você se encarregue de fazer as letras em português", contou Sandy, em entrevista coletiva à imprensa carioca.
A surpresa fica por conta da regravação de "Endless Love", de Lionel Richie, um antigo desejo da dupla, além de "Chuva de Prata", de Ed Wilson e Ronaldo Bastos, sucesso na voz de Gal Costa, uma sugestão de Max Pierre, vice-presidente da Universal. Mas a "ousadia", termo utilizado por Junior, vem acompanhada de um pedido de desculpas, nada mais correto, claro. "A gente não tem a mínima pretensão de ser melhores do que a Gal. Só queríamos apresentar a nossa versão", justificou Sandy.
Apesar do tema tomar conta da primeira até a última música, Sandy não considera este um disco romântico: "Tem menos músicas românticas que os outros, com muitas canções para dançar". A estrela pop se equivocou: confundiu músicas lenta, as baladas, com músicas que falam de amor. Realmente, se o ritmo nem sempre é "romântico", como ela afirma, já as letras... E foi ela mesma quem lembrou que o romance também dá margem a segundas intenções em "A gente dá certo". Vira pra lá/vira pra cá/fica por cima/vira de lado/ não fica de fora/ e corre pra dentro, dizem os versos. "As pessoas interpretam o que quiserem, mas a letra só me faz lembrar da coreografia", garante a diva, sempre impecavelmente bem comportada. Pudera. São apenas 18 anos contra 17 de seu irmão.
Pirataria - Mas o bom mocismo extrapola o que poderia ser apenas uma postura discreta e educada, atingindo o nível da atitude política. "A gente se sente roubado com a pirataria, que está prejudicando a indústria fonográfica do nosso país", bradou Sandy, respondendo a um jornalista. O tema merece destaque: o álbum da dupla traz um cupom para os fãs concorrerem a viagens aos Parques da Universal, em Orlando, estratégia elaborada pela gravadora para combater a pirataria.
"É como entrar no cinema sem pagar ingresso", complementa Junior. A cantora lamenta que o delito a impeça de vender mais discos. Não é a toa que uma menina ficou cerca de 16 horas dentro de uma caixa esperando encontrar a dupla. Foram 1,3 milhões de cópias vendidas com As quatro estações ao vivo e 1,6 milhões com As quatro estações. "Teríamos vendido mais do que o dobro se não existisse a pirataria", afirmou Sandy. Mais do que isso, a dupla também se posiciona contra o Napster, programa que permite que o internauta possa baixar músicas sem nenhum custo.
Maratona - Os shows do novo disco foram deixados para 2002, apesar de que algumas músicas já vão ser incorporadas nas apresentações marcadas para este ano. Fica também para o próximo ano o lançamento de mais uma aposta de peso da Universal: um álbum da dupla inteiramente cantado em inglês, visando o mercado internacional. O disco foi gravado ao mesmo tempo que "Sandy e Junior", em estúdios em Los Angeles.
Maratona que não faz os filhos de Xororó se arrependerem de terem seguido o ofício do pai. "A gente já viu que é isso que a gente quer para a nossa vida", disse Junior. Do pai fica então a gratidão. No novo disco, a dupla aproveita para fazer um agradecimento especial a Xororó, que teve que se desdobrar para conciliar a gravação de seu próprio disco e o dos filhos, além de fazer shows. "Os onze anos são seus, te amamos muito. Sandy Leah Lima e Durval de Lima Junior", escreveram. Com muito amor.
  Autor: Vanessa Mauri


  Mais notícias da seção Musicalidade no caderno Cultura
15/11/2001 - Musicalidade - Falamansa estréia turnê do segundo disco
O grupo paulistano de forró Falamansa estréia a turnê do seu segundo disco, Essa é prá vocês. No repertório, muitas músicas novas, mas também alguns sucessos. ...
13/11/2001 - Musicalidade - O recomeço de Frejat
Em 1985 Roberto Frejat assumia um desafio: seria o vocalista do Barão Vermelho, já que Cazuza anunciava sua saída da banda, meses depois de participarem do primeiro Rock In Rio. ...
06/11/2001 - Musicalidade - Renato Russo: A voz de uma geração
Há cinco anos o Brasil perdia um poeta do rock nacional. Renato Manfredini Júnior, que passou a ser conhecido artisticamente como Renato Russo, deixou, aos 36 anos, órfã uma legião de fãs no dia 11 de outubro, às 1h15 da madrugada....



Capa |  Cidades  |  Cultura  |  Economia  |  Esporte  |  Informática  |  Internacional
Busca em

  
35 Notícias